Couro cabeludo seco com descamação ou couro cabeludo com caspa oleosa? Aprenda a reconhecê-los!

Saiba quais são as causas mais comuns da caspa, qual a diferença entre o couro cabeludo com caspa e o couro cabeludo seco, o que evitar em caso de caspa e como eliminá-la de forma eficaz.

 

O que é a caspa?

Primeiro, é fundamental perceber o que é realmente a caspa. São escamas mortas de pele que se desprendem do couro cabeludo. Uma vez que o couro cabeludo, tal como a pele do corpo, se renova a si mesmo, as escamas imperceptíveis na superfície do couro cabeludo são naturais e são uma condição que nos afeta a todos. No entanto, se a pele começar a descamar mais ou se os flocos se tornarem mais difíceis de remover do couro cabeludo, ocorre a caspa.

 

Quais são as causas da caspa?

A causa mais comum da caspa é o crescimento excessivo de um fungo semelhante a uma levedura, chamado Malassezia, que ocorre naturalmente no couro cabeludo. No entanto, se houver crescimento excessivo, o couro cabeludo desenvolve inflamação, o que resulta em caspa. Pode haver uma série de outras causas para o aparecimento da caspa, como produtos capilares utilizados incorretamente, dieta inadequada, stress, falta de vitaminas e minerais, algumas doenças ou até mesmo apenas um couro cabeludo seco.

Causas da caspa

Qual é a diferença entre caspa seca e oleosa?

A caspa seca está associada ao couro cabeludo seco e com descamação. Reconhecemo-la porque a descamação tende a ser pequena e fina, e está frequentemente associada a comichão no couro cabeludo e é visível nos ombros como uma fina camada esbranquiçada.

Ao contrário, a caspa oleosa tende a ser maior e em forma de escamas e adere mais ao couro cabeludo e ao cabelo. As pessoas que sofrem de caspa oleosa tendem a ter também cabelo oleoso. O tratamento para a caspa deve sempre depender se sofre de caspa seca ou oleosa.

Para a caspa seca, experimente champôs para couro cabeludo sensível e seco

Se a caspa seca é o seu problema, tem de escolher os produtos capilares certos. Neste caso, os champôs desenvolvidos para as necessidades do couro cabeludo seco e sensível são a escolha certa, como o Nizoral® Care Champô para Couro Cabeludo Seco e Sensível, que procura não só reduzir a sensação de comichão como aumentar a hidratação do couro cabeludo. Por outro lado, os champôs desenvolvidos para combater a caspa oleosa não são recomendados neste caso, pois podem agravar o problema do couro cabeludo seco.

Como combater a caspa oleosa?

No caso de precisar de combater a caspa oleosa, opte por champôs anticaspa. A escolha do champô certo deve depender da gravidade do problema. Os champôs anticaspa de tratamento, como o Nizoral® Champô (Medicamento Não Sujeito a Receita Médica) contêm frequentemente ingredientes anti inflamatórios e calmantes, bem como componentes antibacterianos e antifúngicos, que incluem, neste caso, cetoconazol. Além do champô anticaspa de tratamento, pode acrescentar aos cuidados do cabelo e do couro cabeludo, um tónico capilar, como o Nizoral® Care Tónico Capilar, e um champô anticaspa diário de manutenção para um couro cabeludo oleoso sem que prejudique a barreira cutânea capilar, como o Nizoral® Care Champô Couro Cabeludo Oleoso.

Como tratar o couro cabeludo seco, com comichão e descamação

Caspa vs. couro cabeludo seco

A caspa nem sempre é a causa da comichão e descamação do couro cabeludo; o facto do couro cabeludo ser seco também pode ser uma causa. Como saber em qual das situações se encontra?

O couro cabeludo seco está muitas vezes associado a cabelos secos, que se partem facilmente e não têm brilho natural. As pessoas com couro cabeludo seco apresentam frequentemente pele seca. Também podem sofrer de comichão e irritação na pele.

Quais as causas do couro cabeludo seco?

As causas mais comuns de couro cabeludo seco incluem lavar o cabelo com muita frequência, usar champôs inadequados, secar com secador quente com frequência, stress, dieta inadequada e falta de vitaminas e minerais importantes.

Como cuidar do couro cabeludo seco?

Para o cuidado do couro cabeludo seco, uma nutrição adequada e a ingestão regular de água são essenciais. Claro que a escolha certa dos produtos para o cabelo também é importante. Os champôs devem ser formulados para cuidar do couro cabeludo seco, como o Nizoral® Care Champô para Couro Cabeludo Seco e Sensível. Os produtos hidratantes não agressivos, sejam sob a forma de condicionadores, máscaras capilares, óleos capilares ou séruns e tónicos com ingredientes antibacterianos, que ajudam a restaurar o equilíbrio natural do couro cabeludo ao mesmo tempo que hidratam a pele, também ajudam a revitalizar o couro cabeludo seco, como o Nizoral® Care Tónico Capilar e o Nizoral® Care Condicionador.

Evite secar o cabelo com ar quente, usar produtos de styling com muita frequência e lavar o cabelo com água quente.

 

 

Saiba mais sobre os produtos Nizoral!

Como lidar com o couro cabeludo seco e com descamação?

Embora a caspa e o couro cabeludo seco apresentem sintomas semelhantes, não são problemas idênticos. A descamação do couro cabeludo não significa necessariamente que sofra de caspa. Por isso, o couro cabeludo seco também exige cuidados diferenciados. Saiba como tratar eficazmente o couro cabeludo com descamação e com comichão.

 

Como reconhecer o couro cabeludo seco?

Como distinguir um couro cabeludo seco com descamação de um couro cabeludo com caspa? O couro cabeludo seco é caracterizado por uma irritação desagradável e, muitas vezes, também com comichão. Por vezes, este é tão intenso que leva a coçar-se, o que pode causar feridas no couro cabeludo e inflamação da pele.
Um couro cabeludo seco com descamação é também frequentemente acompanhado por cabelo seco e pele seca noutras partes do corpo. Podem aparecer partículas escamosas de pele no couro cabeludo. Os flocos brancos suaves no cabelo também são um sintoma de couro cabeludo seco. Os flocos de caspa, por outro lado, são maiores e gordurosos.

Quais são as causas do couro cabeludo seco, com comichão e descamação?

Fatores internos e externos podem estar na origem do aparecimento da descamação do couro cabeludo. Os fatores internos incluem doenças da pele, como dermatite atópica ou psoríase, stress físico ou emocional, alterações hormonais, fatores genéticos ou idade. Em geral, quanto mais avança o envelhecimento, mais seca tende a ser a pele.
Os fatores externos também podem ser a causa da pele seca. Os mais comuns são as mudanças de temperatura, o estilo de vida inadequado, a escolha inadequada de produtos capilares, o uso de certos medicamentos ou a poluição ambiental.

Couro cabeludo seco pode levar ao desenvolvimento de microinflamações?

Mesmo que o couro cabeludo seco não seja um problema grave, é importante resolvê-lo o mais rapidamente possível. No momento em que a pele perde a hidratação natural, a sua camada protetora fica mais sujeita a danos. As substâncias nocivas e os alergénios podem entrar mais facilmente na pele e posteriormente provocar micro inflamação no couro cabeludo, manifestando-se em vermelhidão, irritação e comichão intensa. Além disso, a microinflamação do couro cabeludo é uma causa comum de problemas capilares, como a caspa e a queda de cabelo.

 

Como tratar o couro cabeludo seco, com comichão e descamação

Como lidar com o couro cabeludo seco e com descamação?

Se o couro cabeludo seco e a descamar também o incomoda, pode estar a perguntar-se como se livrar deste problema irritante. Temos algumas dicas de especialistas para aliviar os sintomas desagradáveis da pele seca!

Mantenha uma rotina diária de cuidados corretos com o couro cabeludo

A base do cuidado do cabelo e do couro cabeludo é utilizar os produtos adequados para o cuidado do cabelo e seguir o procedimento correto de lavagem do cabelo, que é muitas vezes subestimado. Ao escolher um champô, evite produtos irritantes e opte por champôs desenvolvidos especificamente para as necessidades do couro cabeludo a descamar e com comichão. O Nizoral® Care Champô para Couro Cabeludo Seco e Sensível, por exemplo, contém ingredientes hidratantes inovadores – que hidratam o couro cabeludo, enquanto outros ingredientes aliviam a comichão. Depois de usar o champô, pode também aplicar um condicionador hidratante, como o Nizoral® Care Condicionador, no cabelo e no couro cabeludo, se houver a necessidade de um boost de hidratação num couro cabeludo mais ressequido.

Lave bem o cabelo
Lave sempre o cabelo com água, no máximo, morna e lave o cabelo apenas quando é realmente necessário. Lavar o cabelo com demasiada frequência pode secar ainda mais o couro cabeludo. Por outro lado, se lavar pouco o cabelo, pode ocorrer acumulação de gordura. Demasiado sebo pode inibir a eliminação natural das células mortas da pele e causar comichão no couro cabeludo.

Lave bem o cabelo

 

Hidratantes para o couro cabeludo

Tal como existem hidratantes para a pele seca, também encontrará hidratantes concebidos para satisfazer as necessidades do couro cabeludo seco e ajudar a acalmá-lo e regenerá-lo, como o Nizoral® Care Champô para Couro Cabeludo Seco e Sensível.

Tónicos capilares para cuidado do couro cabeludo seco com descamação

Os tónicos capilares são também muito eficazes no cuidado do couro cabeludo seco, com comichão e irritação. Ao escolher um tónico, prefira entre os que são especificamente concebidos para cuidar do couro cabeludo seco e com descamação, como o Nizoral® Care Tónico Capilar, com extrato natural de cato e magnólia. Os tónicos podem ser aplicados em cabelos secos ou molhados, seguido de uma massagem localizada.

Ajustar a sua dieta também pode ajudar

Uma dieta equilibrada, um estilo de vida saudável e uma ingestão regular de água também contribuem para um cabelo e couro cabeludo saudáveis. As vitaminas e os minerais são também importantes para o cabelo, especialmente o selénio, o zinco, o silício, o ferro e as vitaminas B, como as que se encontram no peixe, legumes, produtos lácteos e carne vermelha.

Quando consultar um especialista?

Se estiver a sentir comichão intensa no couro cabeludo, descamação e vermelhidão, procure a ajuda de um dermatologista. Além do couro cabeludo seco, estes sintomas podem também ser causados ​​por doenças de pele como eczema atópico, psoríase, dermatite seborreica ou outras infeções fúngicas ou bacterianas.

 

 

Saiba mais sobre os produtos Nizoral!