O que está a causar comichão no couro cabeludo?

Não é incomum ter comichão no couro cabeludo. A pele do couro cabeludo tem uma estrutura única, com cada folículo capilar ligado a quatro tipos diferentes de nervos. Muitas vezes, a comichão é causada por uma doença subjacente, mas em alguns casos ocorre sem um diagnóstico evidente. Isto é conhecido como “idiopático” em termos médicos, o que significa que a causa é desconhecida. 

A comichão no couro cabeludo pode muitas vezes ser desconfortável e, por vezes, insuportável, mas compreender mais sobre as possíveis causas pode ajudá-lo a cuidar melhor do seu couro cabeludo.

 

Condições da pele do couro cabeludo

Se tiver comichão no seu couro cabeludo, pode ter um problema de pele que está a afetar essa zona:

Caspa

Pensa-se que cerca de 50% das pessoas terão caspa em algum momento da vida. A principal causa da caspa é o crescimento excessivo de um fungo chamado Malassezia. A Malassezia está naturalmente presente no couro cabeludo, mas pode causar reações adversas em algumas pessoas. Os sintomas da caspa são comichão e descamação, sem qualquer inflamação visível. É considerada uma forma ligeira de dermatite seborreica.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica pode causar comichão, descamação e inflamação na zona do couro cabeludo. A condição afeta partes da pele que possuem glândulas sebáceas ou produtoras de óleo. Além do couro cabeludo, pode sentir estes sintomas no rosto, nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras e peito. Tal como a caspa, a dermatite seborreica também é provocada pelo fungo Malassezia.

comichão couro cabeludo

Psoríase

Outra condição de pele que pode causar comichão no couro cabeludo é a psoríase. Embora seja menos comum do que a caspa, estima-se que a psoríase ainda afete cerca de 2% das pessoas. É uma doença autoimune, o que significa que é causada por uma resposta do sistema imunitário; novas células da pele são produzidas a um ritmo mais rápido do que o normal, o que leva à descamação. A aparência difere da caspa e da dermatite seborreica – a psoríase provoca normalmente manchas vermelhas e secas na pele, cobertas por escamas prateadas.

Dermatite de contacto

Desencadeada pelo contacto com um alergénio ou irritante, a dermatite de contacto é um tipo de eczema que faz com que a pele fique seca e irritada. A reação ocorre normalmente dentro de horas ou dias após o contacto. Muitas vezes, os sintomas desaparecem se a pele for mantida livre da substância que causou a irritação. Os ingredientes de certas tintas, produtos para o cabelo – e até acessórios para o cabelo – podem desencadear dermatite de contacto.

Dermatite Atópica

A dermatite atópica é um tipo de eczema causado por uma variação genética que impede a pele de se proteger totalmente de fatores externos. As áreas afetadas da pele podem ficar secas, com comichão, acidentadas e gretadas. É uma condição crónica, pelo que pode reaparecer em ciclos, com períodos de remissão.

Foliculite

A comichão também pode ser causada por foliculite, uma condição que decorre de uma infeção bacteriana ou fúngica e que causa inflamação dos folículos capilares. Isto pode aparecer como pequenas protuberâncias vermelhas ou borbulhas brancas, que podem evoluir para feridas se não forem tratadas.

 

Outras causas de comichão no couro cabeludo

Se a comichão no couro cabeludo não for acompanhada de quaisquer outros sintomas visíveis, pode estar associada a um problema de saúde mais abrangente:

  • Nevralgia facial, enxaquecas e diabetes são condições relacionadas com o sistema nervoso, que também são conhecidas por causar comichão no couro cabeludo.
  • A comichão no couro cabeludo também tem sido associada aos órgãos; com doença hepática, doença renal e linfoma, todos relatados como tendo afetado a área do couro cabeludo em alguns casos.
  • Certas doenças de saúde mental, como a ansiedade e a depressão, também têm sido associadas à comichão na zona do couro cabeludo.

Por vezes, ter comichão no couro cabeludo pode ser embaraçoso, mas existem medidas que pode tomar para aliviar os sintomas. Os produtos cosméticos, como o Nizoral® Care Tónico Capilar, podem aliviar a comichão localizada e intensa e a secura capilar. Com extratos naturais de magnólia e cato e ainda piroctona olamina, é uma fórmula sem enxaguamento que hidrata e acalma o couro cabeludo, ao mesmo tempo que ajuda a restaurar o seu equilíbrio natural, deixando-o livre para se concentrar no que é importante no seu dia a dia.

Se está preocupado com a saúde do couro cabeludo e pensa que pode ter uma doença subjacente, fale com um profissional de saúde para obter mais informações sobre como controlar os seus sintomas.

 

Conheça a gama Nizoral® Care e cuide da saúde do seu couro cabeludo de acordo com as suas necessidades!

 

 

Saiba mais sobre os produtos Nizoral!

Dicas de cuidados capilares masculinos

Quando se trata de cuidados com o cabelo feminino, ouvimos frequentemente falar de novas tendências, rotinas e orientações. E para o cabelo masculino? Temos algumas dicas sobre como pode cuidar do seu cabelo e couro cabeludo!

 

Higiene do Couro Cabeludo

O passo mais importante para manter o cabelo saudável é lavar o couro cabeludo, uma vez que a condição do couro cabeludo pode afetar o crescimento do cabelo. Os resíduos podem acumular-se no couro cabeludo entre as lavagens, à medida que os restos de produto, a pele morta, o suor e o óleo natural se acumulam naquela zona. Limpar suavemente o couro cabeludo com champô regularmente ajuda a levantar e remover esta acumulação. Não há necessidade de coçar ou esfregar o couro cabeludo com força – massajar com a ponta dos dedos deve ser suficiente.

O seu tipo de cabelo determinará com que frequência deve lavá-lo. Se tiver cabelo fino, pode precisar de lavar com mais frequência, mas se tiver cabelo mais grosso, pode ser lavar com menos frequência.

Higiene Couro Cabeludo

 

Manter-se hidratado

Pode ser tentador simplesmente lavar o cabelo, mas o uso regular de um produto condicionador pode ajudar a proteger o cabelo contra a secura e os danos. Normalmente, os condicionadores contêm ingredientes como humectantes, que atraem a humidade do ar circundante para o cabelo e a pele, bem como óleos, para manter o cabelo suave e flexível, como o Nizoral® Care Condicionador.

Os condicionadores devem ser geralmente aplicados em todo o comprimento do cabelo e, em vez de diretamente no couro cabeludo, uma vez que pode aumentar a oleosidade natural existente. Se tiver cabelo grosso, usar uma máscara de hidratação profunda de vez em quando pode dar um impulso extra de hidratação.

Cortes regulares

Cortar o cabelo regularmente é fundamental para manter a saúde do mesmo, pois pode ajudar o crescimento do cabelo e a remover o cabelo danificado nas pontas, mas também é benéfico para manter a forma do cabelo. Para estilos mais curtos, recomenda-se fazer um corte a cada um ou dois meses, e para estilos mais longos, a cada três a seis meses, no mínimo.

factos caspa

 

Gerir a caspa

Pensa-se que os homens são mais propensos à caspa devido aos níveis mais elevados de testosterona, que provocam a produção de mais gordura. Isto, juntamente com glândulas sebáceas produtoras de óleo maiores, pode tornar o seu couro cabeludo  mais oleoso. A caspa é causada principalmente por um fungo chamado Malassezia, que se desenvolve com base no óleo, tornando as pessoas com pele oleosa mais propensas ao aparecimento de caspa causada por este fungo.

Se estiver com caspa, um champô de tratamento, como o medicamento não sujeito a receita médica Nizoral® Champô, pode ser utilizado como parte da sua rotina de cuidados capilares, 2 vezes por semana durante 2-4 semanas, para tratar e prevenir o retorno dos sintomas até 3 meses.1 Este champô contém cetoconazol, um antifúngico, que combate a causa da caspa, reduzindo a Malassezia a um nível saudável.

Além disso, é importante usar também um champô neutro suave, mas eficaz, entre ou após as sessões de tratamento, que ajude a manter a levedura Malassezia sob controle, como o produto cosmético Nizoral® Expert Champô Cuidado Diário para couro cabeludo oleoso com comichão e descamação.

Manutenção da Barba

Cuidar dos pelos faciais é tão importante como cuidar dos pelos do couro cabeludo. Lavar e amaciar a barba deve ser a primeira parte da rotina de cuidados com a barba. O sebo e a sujidade podem ficar presos, tal como acontece no couro cabeludo. Depois disso, podem ser utilizados produtos de óleo e bálsamo. Os óleos para barba ajudam a nutrir a barba e a pele por baixo com uma fórmula leve. Os bálsamos para barba, por outro lado, tendem a permanecer na barba durante mais tempo e proporcionam mais fixação, pelo que são mais adequados para domar barbas rebeldes. 

Também há outras ações que podem melhorar a aparência da barba ao apará-la. Moldar o decote de forma a que a ponta da barba fique logo acima da maçã de Adão em forma de U pode dar um aspeto mais elegante, enquanto aparar o bigode com o rosto relaxado pode garantir que, após o corte, fica uniforme para todas as expressões faciais.

Perda de cabelo

A causa mais comum de queda de cabelo nos homens é uma condição chamada alopécia androgenética, também conhecida como calvície masculina. Estima-se que até 95% da queda de cabelo nos homens se deva a esta condição. Apresenta-se frequentemente como retração da linha do cabelo e coroa rala e está ligada a uma sensibilidade genética a um subproduto da testosterona. 

Pode ficar surpreendido ao saber que ainda pode usar champô se estiver com calvície. Na verdade, existem champôs feitos especificamente para isso, uma vez que o uso de gel e sabonetes corporais pode ter um efeito secante no couro cabeludo. Sejam quais forem os produtos que escolher, é importante limpar e hidratar o couro cabeludo regularmente e proteger com protetor solar ou chapéu se a sua cabeça for exposta ao sol ou ao frio.

 

Fazer pequenas alterações na sua rotina de cuidados capilares pode apoiar a saúde do seu cabelo e couro cabeludo, o que pode ter um impacto positivo no seu bem-estar geral e na sua autoconfiança. Para mais dicas e factos sobre os cuidados a ter com o couro cabeludo, visite o nosso blog.

 

 

Saiba mais sobre os produtos Nizoral!