Caspa não é um problema cosmético
As causas da caspa são múltiplas. O couro cabeludo sensível pode reagir a produtos capilares, nutrição ou mudanças hormonais e sazonais. No entanto, várias doenças de pele também podem ser a causa
Caspa
O que é caspa “normal”?
A caspa é uma condição do couro cabeludo que causa escamas visíveis, constituídas por células mortas da pele que se aglomeram com a gordura para formar flocos brancos a amarelados. As glândulas sebáceas estão presentes na pele de todo ser humano. Essas glândulas produzem lipídios. Quando os lipídios atingem a superfície da pele, eles são chamados de sebo (uma mistura de gorduras e proteínas). A gordura torna o cabelo e a pele macios, brilhantes e repelentes à água. Protege contra a desidratação. A caspa também pode ser encontrada no couro cabeludo de quase todas as pessoas, porque a nossa pele está constantemente em renovação, eliminando células velhas e mortas. Quando entra em contato com a gordura, torna-se visível como flocos de pele.
Fungos
Malassezia furfur
Malassezia é uma espécie de fungo (fungos semelhantes a leveduras). Eles ocorrem naturalmente na superfície da pele de humanos e animais. Uma dessas espécies de fungos é Malassezia furfur. O fungo precisa de gordura para crescer. Por isso, gosta de viver na pele sebácea e nas áreas pilosas do corpo:
- Couro cabeludo
- Pele do rosto
- Peito e costas
Uma concentração de até 46% do fungo no couro cabeludo é completamente normal e não é prejudicial. No entanto, se o fungo crescer descontroladamente (até 74%), pode desencadear caspa. Em mais de 83%, pode causar doenças de pele
Dermatitis
Dermatite Seborreica
A dermatite seborreica ocorre quando há uma infestação cutânea grave com o fungo Malassezia furfur. Também é chamado de eczema seborreico. A boa notícia: a dermatite seborreica não é contagiosa.
Cerca de 50% da população mundial sofre de caspa. É uma das doenças de pele mais comuns em todo o mundo. A caspa e a dermatite seborreica podem ser um fardo muito pesado para as pessoas afetadas. E tem de ser tratado com os meios certos.
A dermatite seborreica e a caspa geralmente ocorrem na cabeça e no rosto, mas também podem afetar outras partes do corpo. Muitas vezes é sazonal: os afetados sofrem mais no inverno do que no verão. Agentes antifúngicos são recomendados para tratamento.
Como reconhecer a dermatite seborreica?
- Crostas claras que parecem amareladas e gordurosas
- Às vezes a pele fica avermelhada nas áreas afetadas
- A pele muitas vezes queima e/ou dá comichão
No entanto, existem outras doenças de pele que parecem semelhantes, mas têm outras causas. Estes incluem psoríase ou neurodermatite (dermatite atópica). Para um diagnóstico correto, consulte sempre um dermatologista
Pele
Tinea Versicolor (Pityriasis versicolor)
O fungo Malassezia é o agente causador da pitiríase versicolor. A causa mais comum é Malassezia furfur. Os sintomas comuns da doença são:
- Manchas inicialmente pequenas, depois maiores, redondas a ovais na pele
- Manchas em diferentes tons de vermelho (rosa, castanho, vermelho, preto)
- As áreas afetadas da pele são significativamente mais claras do que a pele saudável circundante ou mesmo sem pigmentação (pitiríase versicolor alba)
- A pele está ligeiramente inchada nas áreas afetadas, mas comichão ocorre muito raramente e, em caso afirmativo, apenas de forma leve.
- Não coce. Caso contrário, a pele pode cair em pequenos flocos.
O que ajuda? Os agentes antifúngicos são particularmente bem-sucedidos na terapêutica aguda. No entanto, as manchas nas áreas afetadas geralmente são visíveis por vários meses após o tratamento. O tratamento deve ser continuado como medida de precaução, mesmo após a cura.