Com que frequência deve o cabelo ser lavado?

Terça-feira 10 Dezembro 2024

Este debate sobre a frequência certa para lavar o cabelo é constante. É melhor lavar o cabelo todos os dias? Ou é melhor só o fazer quando está mesmo oleoso? Neste artigo, vamos ver com mais detalhe como lavar o cabelo. Na prática, não existe um conselho único que sirva para todos.

 

Existe diferença entre mulheres e homens?

Pode perguntar-se com que frequência um homem deve lavar o cabelo e se isso é diferente em relação às mulheres. No entanto, não é assim tão simples e certamente não é verdade que os homens devam lavar o cabelo com menos frequência do que as mulheres.
Na prática, o que mais importa é o tipo de cabelo que se tem e o que se faz durante o dia. Se pratica desporto ou está num ambiente poeirento, por exemplo, é provável que tenha maior necessidade de lavar o cabelo do que se estiver em casa ou no escritório o dia todo.

 

Com que frequência deve o cabelo ser lavado?

Com que frequência deve lavar o cabelo dependendo do tipo de cabelo?

Para decidir a frequência certa para lavar o cabelo, devemos considerar as necessidades básicas de cada tipo de cabelo. Mas é claro que as recomendações que aqui indicamos são bastante genéricas e deve sempre decidir de acordo com os fatores externos do momento. Se passar uma noite perto de uma fogueira ou aplicar demasiado spray de cabelo, provavelmente vai querer lavar o cabelo o mais rapidamente possível.

Cabelo fino

Para cabelos finos e frágeis, recomenda-se a lavagem em dias alternados. Isto evitará a acumulação de gordura e sujidade no cabelo. O seu excesso pode fazer com que o cabelo pareça ainda mais fino do que realmente é e também provocar a sua quebra.

Cabelo normal a forte

Este tipo de cabelo tolera geralmente lavagens menos frequentes do que os cabelos finos. Assim, a frequência ideal de lavagem é duas vezes por semana. Escolha o seu champô dependendo se tem cabelo seco ou oleoso.

Cabelo denso a grosso

Os cabelos grossos e densos precisam geralmente de muita gordura para ficarem bonitos e macios. É por isso que não precisa de o lavar com muita frequência e lavá-lo apenas uma vez por semana será suficiente.

Cabelo encaracolado

Como lavar o cabelo encaracolado? Pode ser fino, normal ou grosso. Por isso, dependendo do tipo de cabelo que tem, decida a frequência certa para o lavar.

Cabelo com extensões

Se decidiu aumentar o comprimento do seu cabelo, mais cedo ou mais tarde terá de decidir como lavar as extensões de cabelo. O importante a reter é que não deve lavar as extensões de cabelo durante cerca de 48 a 72 horas após a aplicação. Depois disso, geralmente pode usar um champô duas vezes por semana. Tenha cuidado ao massajar o couro cabeludo e o cabelo para evitar quebrar as articulações de extensão do cabelo.

 

O que pode causar a frequência inadequada de lavagem?

Lavar o cabelo com demasiada frequência priva-o da sua oleosidade natural. Neste caso, existe o risco de o secar desnecessariamente e de o cabelo ter tendência a partir.

Por outro lado, se não lavar o cabelo com a frequência suficiente, muito sebo e sujidade irão acumular-se no couro cabeludo. Isto provoca o entupimento dos folículos capilares, o que pode causar caspa e irritação geral da pele.

 

Champô seco para couro cabeludo: sim ou não?

Pode estar a pensar que pode prolongar o tempo entre lavagens usando champô seco, mas cuidado. Só deve utilizar este produto como salva-vidas nas situações mais urgentes. Na verdade, o uso frequente pode causar mais danos ao cabelo e ao couro cabeludo.

Embora os ingredientes do champô seco sejam ótimos no combate à oleosidade, podem obstruir os poros da pele. O couro cabeludo não consegue respirar e a caspa instala-se. Se já utiliza champô seco, é recomendado lavar o cabelo o mais rapidamente possível da forma convencional “húmida” para se livrar do produto.

Ou seja, o seu cabelo precisa de ser lavado da forma mais apropriada para si para conseguir um aspeto bonito e saudável. Tenha em conta que a frequência de lavagem do cabelo de cada pessoa é individual e é influenciada não só pelo seu tipo de cabelo, mas também por fatores externos como a transpiração, o ambiente ou a quantidade de produtos de styling utilizados.

 

Saiba mais sobre os produtos Nizoral!

Artigos relacionados

comichão no couro cabeludo

O que está a causar comichão no couro cabeludo?

Não é incomum ter comichão no couro cabeludo. A pele do couro cabeludo tem uma estrutura única, com cada folículo capilar ligado a quatro tipos diferentes de nervos. Muitas vezes, a comichão é causada por uma doença subjacente, mas em...
Dicas de cuidados capilares masculinos

Dicas de cuidados capilares masculinos

Quando se trata de cuidados com o cabelo feminino, ouvimos frequentemente falar de novas tendências, rotinas e orientações. E para o cabelo masculino? Temos algumas dicas sobre como pode cuidar do seu cabelo e couro cabeludo!   Higiene do Couro...
Caspa e stress

Caspa e stress – dicas para controlar o stress

A vida moderna trouxe consigo muitas pressões novas, e a vida pode, por vezes, parecer demasiado acelerada. Os compromissos profissionais e as responsabilidades financeiras podem, por vezes, ser avassaladores – com o surgimento da pandemia a intensificar os desafios da...
a-caspa-extrema-pode-ter-varias-causas

A caspa extrema pode ter várias causas…

O problema da caspa é algo visível e, por isso, desagradável. Nas formas mais ligeiras, pode ser aliviada com o uso de produtos cosméticos capilares apropriados, modificações na dieta e mudanças no estilo de vida. Mas o que fazer se...