Couro cabeludo oleoso: porque é que o tem e como prevenir

Terça-feira 6 Maio 2025

O couro cabeludo de todas as pessoas produz óleo naturalmente, mas por vezes uma produção excessiva pode causar sintomas como a caspa. Para saber mais sobre o que causa o cabelo oleoso e dicas para reduzir a oleosidade e, consequentemente, prevenir a caspa, continue a ler! 

 

Porque é que o nosso couro cabeludo produz óleo?

O óleo que o nosso couro cabeludo produz, também conhecido como sebo, é feito para proteger e hidratar o cabelo e o couro cabeludo. A quantidade de sebo que o couro cabeludo de cada pessoa produz depende de vários fatores, como o tipo de cabelo e os hábitos de higiene.

Causas de um couro cabeludo oleoso 

As causas da produção excessiva de óleo no couro cabeludo podem ser tão simples como lavar demasiado o cabelo ou talvez até o tipo de cabelo que tem. Lavar o cabelo com demasiada frequência pode enviar sinais ao couro cabeludo de que é necessário produzir mais sebo para manter o cabelo limpo. Existem várias outras causas para a produção excessiva de óleo no couro cabeludo que talvez não tenha considerado:

 

Genética e tipo de cabelo

  • Os nossos genes podem desempenhar um papel importante na quantidade de óleo que as glândulas produzem, bem como no tipo de cabelo que temos. O padrão de caracóis do cabelo também determinará a forma como retemos a oleosidade produzida pelo couro cabeludo.
  • Por exemplo, o cabelo liso é mais propenso a parecer oleoso, pois não existe textura para o sebo fixar e o óleo irá cobrir todo o comprimento do cabelo, criando um aspeto oleoso.

Produtos

  • Certos produtos da rotina de cuidados capilares podem estar a contribuir para a produção de óleo no couro cabeludo, mesmo sem nos apercebermos. Por exemplo, produtos como mousses, lacas e géis podem criar um aspeto pegajoso ou oleoso.
  • Contudo, o excesso de produção de óleo no couro cabeludo não pode ser tratado simplesmente lavando o cabelo com água. Isto porque a água e o óleo não se misturam, pelo que lavar apenas com água não irá remover o óleo. Então não elimine o uso de champô!

Cabelo Oleoso Nizoral

Idade e hormonas

  • Os adolescentes podem, muitas vezes, sofrer um excesso de produção de sebo à medida que passam pela puberdade, o que pode ocorrer no couro cabeludo. Isto pode fazer com que o cabelo pareça oleoso e exija lavagens mais frequentes.
  • Algumas pessoas também podem ter acne como resultado do aumento de sebo.
  • As alterações hormonais durante a gravidez ou a menstruação podem levar a um aumento da produção de sebo nos folículos pilosos.

 

 

 

 

Outras causas de comichão no couro cabeludo 

Reveja a sua rotina de lavagem de cabelo

  • Não existe uma regra rígida sobre a frequência com que deve lavar o cabelo. Para a maioria dos tipos de cabelo, lavar duas ou três vezes por semana é adequado.
  • Lave bem o cabelo utilizando sempre movimentos firmes e circulares com as pontas dos dedos – ou melhor ainda, com um massajador de couro cabeludo. Tente evitar usar as unhas ou demasiada pressão, pois pode irritar o couro cabeludo e produzir mais oleosidade.
  • Evite aplicar condicionadores ou cuidados hidratantes diretamente no couro cabeludo, pois pode criar acumulação de oleosidade e dar ao cabelo um aspeto oleoso. Certifique-se sempre que enxagua bem qualquer condicionador ou produto capilar.

Limpe as suas ferramentas de cabelo

  • Os seus utensílios diários para o cabelo, como a escova de cabelo, os pentes e os ferros de alisar, podem acumular óleo e produtos de styling no seu cabelo à medida que os vai utilizando ao longo do tempo. Mantê-los limpos e desinfetados ajudará a manter o cabelo livre de oleosidade e sujidade.
  • Quando se trata de escovar o cabelo, tenha cuidado para não o escovar em demasia! Cada vez que passa uma escova pelo cabelo, esta pode mover a sebo e a sujidade do couro cabeludo ao longo do comprimento do cabelo.

Como limpo os meus utensílios de cabelo?

  • É importante tentar criar uma boa rotina de higiene para os seus utensílios de cabelo, por isso tente lavá-los a cada 2-3 semanas. Se utiliza produtos de styling regularmente, como mousses ou géis, os seus utensílios para o cabelo podem exigir lavagens mais frequentes.
  • Para limpar as escovas e os pentes, comece por retirar todos os pelos e penugens visíveis. Fazê-lo após cada utilização pode ajudar a poupar tempo e facilitar a limpeza. Se houver muito cabelo preso na escova, pode primeiro mergulhá-lo em água morna.
  • Submergir as escovas de cabelo e os pentes em água quente com sabão, depois de todo o cabelo ser removido, permitirá que toda a oleosidade e acumulação de produto se soltem e sejam removidos. Tenha cuidado para não submergir as escovas de madeira durante muito tempo!
  • Se houver alguma acumulação persistente de produto, pode sempre utilizar uma escova de dentes velha para remover os restos. Depois de tudo lavado e limpo, deixe as suas escovas de cabelo e ferramentas secarem ao ar, com a face para baixo, numa toalha limpa e seca.
  • Não se esqueça de limpar de vez em quando ferramentas de cabelo como alisadores e modeladores de cabelo, pois também podem acumular sujidade indesejada. Isto pode ser feito rapidamente com um pano húmido, mas certifique-se de que estão desligados e arrefecem adequadamente.

Consulte o seu farmacêutico

  • Se a oleosidade do couro cabeludo for um problema que parece não desaparecer e apresentar sintomas como descamação da pele e comichão, poderá ter de consultar o seu farmacêutico para obter um aconselhamento devidamente adequado aos seus sintomas e sinais.
  • Um couro cabeludo oleoso juntamente com descamação e comichão podem ser sintomas de dermatite seborreica ou caspa.

Nestes casos, a solução pode ser um champô de tratamento, como o medicamento não sujeito a receita médica Nizoral® Champô, que se utiliza como parte da sua rotina de cuidados capilares, 2 vezes por semana durante 2-4 semanas deixando atuar no couro cabeludo entre 3 a 5 minutos, para tratar e prevenir o retorno dos sintomas até 3 meses.1 Este champô contém cetoconazol, um antifúngico, que combate a causa base da caspa, reduzindo a Malassezia a um nível saudável.

Além disso, é importante usar também um champô neutro suave, mas eficaz, entre ou após as sessões de tratamento, que ajude a manter a levedura Malassezia sob controlo diariamente, como o produto cosmético Nizoral® Expert Champô Cuidado Diário para couro cabeludo oleoso com comichão e descamação.

 

Referência bibliográfica:

  1. Pierard-Franchimont C et al., Dermatology 2001; 202:171-176

 

 

Conheça a gama Nizoral® Care e cuide da saúde do seu couro cabeludo de acordo com as suas necessidades!

 

 

Saiba mais sobre os produtos Nizoral!

Artigos relacionados

comichão no couro cabeludo

O que está a causar comichão no couro cabeludo?

Não é incomum ter comichão no couro cabeludo. A pele do couro cabeludo tem uma estrutura única, com cada folículo capilar ligado a quatro tipos diferentes de nervos. Muitas vezes, a comichão é causada por uma doença subjacente, mas em...
Dicas de cuidados capilares masculinos

Dicas de cuidados capilares masculinos

Quando se trata de cuidados com o cabelo feminino, ouvimos frequentemente falar de novas tendências, rotinas e orientações. E para o cabelo masculino? Temos algumas dicas sobre como pode cuidar do seu cabelo e couro cabeludo!   Higiene do Couro...
Caspa e stress

Caspa e stress – dicas para controlar o stress

A vida moderna trouxe consigo muitas pressões novas, e a vida pode, por vezes, parecer demasiado acelerada. Os compromissos profissionais e as responsabilidades financeiras podem, por vezes, ser avassaladores – com o surgimento da pandemia a intensificar os desafios da...
a-caspa-extrema-pode-ter-varias-causas

A caspa extrema pode ter várias causas…

O problema da caspa é algo visível e, por isso, desagradável. Nas formas mais ligeiras, pode ser aliviada com o uso de produtos cosméticos capilares apropriados, modificações na dieta e mudanças no estilo de vida. Mas o que fazer se...