• 14/01/2019

Saúde do Couro cabeludo: como mantê-lo na sua melhor forma?

Manter o couro cabeludo saudável e em boa forma é uma maneira eficaz de evitar o desenvolvimento da caspa. Ter um couro cabeludo saudável não só pode ajudar a combater a caspa, mas também contribui para um cabelo saudável. Malassezia é a causa mais comum de caspa e dermatite seborreica. Trata-se de uma família de fungos que se encontra naturalmente na superfície da pele dos seres humanos. A caspa causada por uma infecção fúngica não é contagiosa e é muito comum, por isso os doentes não devem sentir vergonha. No entanto, é importante cuidar do couro cabeludo.Há uma série de coisas que podem ser feitas para garantir que o couro cabeludo esteja saudável, como manter uma dieta saudável, garantindo que se recebem as vitaminas essenciais necessárias. Vamos analisar algumas maneiras de manter a saúde do couro cabeludo, evitando danos.

 

 

Existem várias maneiras de proteger seu couro cabeludo. Seguem alguns exemplos:

  •  Usar chapéu para proteger o couro cabeludo e evitar queimaduras solares e sol em excesso. As queimaduras solares causam danos no couro cabeludo, a pele fica agredida e irritada.
  • Limitar o uso de produtos capilares como laca, tinta de coloração, mousse ou gel. Os químicos presentes na composição destes produtos podem irritar o couro cabeludo e aumentar a produção de sebo.
  • Para quem sofre de caspa, é importante lavar o cabelo com um Champô anti-caspa com Cetoconazol, como Nizoral, que elimina o fungo da caspa.

 

Manter o couro cabeludo saudável com uma dieta equilibrada

Uma dieta saudável é rica em nutrientes e vitaminas, o que, geralmente, traz uma sensação de bem estar e também ajuda a manter o couro cabeludo saudável. As proteínas assumem um papel importante nesta missão e vários os alimentos que contêm proteínas e outros nutrientes essenciais, como o Zinco, Ferro e Vitamina B. Para ajudar a circular o oxigénio e a manter o couro cabeludo saudável, deve assegurar o aporte de alimentos com vitaminas A e C. Para aumentar a ingestão de vitamina C, tente incluir na dieta alimentos como  pimentões, mirtilos, laranjas, tomates, morangos e vegetais de folhas escuras, como brócolos e couve.  Para obter mais vitamina A, e manter o couro cabeludo saudável, opte por alimentos como peixes gordos ovos, fígado, espinafre, cenoura, manga, damasco e batata-doce. Comer alimentos que são ricos em vitaminas A e C não só ajudará a manter o couro cabeludo na melhor forma, mas também ajudará a manter a pele saudável e a melhorar o sistema imunológico para ajudá-lo a combater doenças e infecções.

 

Como o Nizoral ajuda?

Embora existam muitos produtos cosméticos disponíveis para ajudar a tratar a caspa, muitos apenas aliviam os sintomas e não tratam a causa. A escolha de um medicamento não sujeito a receita médica, como o Nizoral champô, não  trata apenas a causa do problema, mas também ajuda a prevenir novos surtos de caspa. Assim, enquanto um produto cosmético pode parecer que está a ajudar com a caspa, a causa da caspa ainda continuará presente. Os champôs anti caspa cosméticos têm de ser usados ​​permanentemente para se observarem melhorias e, quando se pára a utilização, a caspa reaparece. A utilização de um champô como o Nizoral oferece uma solução duradoura que trata a causa da caspa e a dermatite seborreica e, graças ao seu ingrediente ativo, cetoconazol, é eficaz no tratamento de casos mais graves de caspa. Nizoral trata a caspa em apenas um mês e não requer uso permanente.

 

Artigos relacionados
14.01.2019
Como combater a caspa

Quem sofre de caspa sabe o impacto negativo que esta pode ter não apenas no couro cabeludo e no cabelo, mas também na auto-estima e confianç…

14.01.2019
Couro cabeludo saudável: Como mantê-lo na melhor forma

O cabelo é a moldura do rosto e faz-nos sentir únicos. É parte da nossa personalidade e tem um papel importante no nosso aspecto e na forma …

14.01.2019
Mantenha o seu cabelo bonito

O cabelo é a moldura do rosto e faz-nos sentir únicos. É parte da nossa personalidade e tem um papel importante no nosso aspecto e na forma …